No dia 14 de abril de 2024, o time da Four Entertainment esteve no Autodrómo de Interlagos para acompanhar junto a Alex Ribeiro, ex-piloto de Fórmula 1, e ao idealizador do projeto, o presidente da Comissão Nacional de Veículos Históricos da CBA, Paulo Loco, o renascimento do “Patinho Feio” o carro que projetou três pilotos brasileiros pra Fórmula 1.

Four Originals prepara super matéria para a TV e Streaming sobre o renascimento do carro ‘Patinho Feio’, o mesmo baseado pro futuro filme de ficção Driven.

Existem histórias que não precisam de muito esforço e criatividade para serem criadas, quando a vida se propõe a desenvolver roteiros fantásticos com histórias que são tão emocionantes que viram filmes de Hollywood, e estamos falando agora de um caso brasileiro, real e inspirador que teve parte da sua história repaginada e que em breve estará nas telonas do Brasil e do mundo.

Estamos falando do ‘Patinho Feio’, o carrinho feito dos restos do fusca batido do pai de Alex Ribeiro nos anos 60. A máquina a primeira vista tida como uma ‘cadeira elétrica’, superou ícones do automobilismo nacional nos 500km de Brasília, e foi responsável por impulsionar três pilotos brasileiros para a Fórmula 1 (Alex Ribeiro, Roberto Pupo Moreno e Nelson Piquet) e trazer três títulos ao Brasil com Nelson Piquet.

Os três jovens da Camber responsáveis pela história mais ‘hollywoodiana’ do Brasil.
Alex Ribeiro e seu restaurado ‘Patinho Feio’, no S do Senna no Autodromo de Interlagos. (Foto:.Claudio Kolodziej / @fotosclaudio_ Instagram)

O “Patinho Feio” teve sua primeira grande aparição em 1967, pela equipe Camber, disputando os 500km de Brasília, e contra tudo e todos alcançou a primeira fila da corrida. Construído pelo ex-piloto de Fórmula 1, Alex Ribeiro, o carro permaneceu guardado por anos na garagem do próprio Alex, na cidade de São Paulo.

Paulo Loco, Presidente da Comissão Nacional de Veículos Históricos da CBA, delegado oficial da FIA e entusiasta de carros clássicos, é o idealizador responsável por trás do projeto de restauração do icônico veículo ‘Patinho Feio’. Sua missão vai além de simplesmente preservar a história do automobilismo; ele busca reviver os momentos gloriosos que moldaram o esporte no Brasil e influeciaram nossos heróis da velocidade e transformou o país em uma potência do automobilismo mundial.

Paulo Loco / Presidente da Comissão Nacional de Veículos Históricos da CBA
Equipe da Camber com o patinho feio em 1967.

A equipe da Four Entertainment acompanhou Alex Ribeiro durante todo o dia, desde sua casa até o Autódromo de Interlagos. Uma cobertura completa foi realizada, incluindo imagens da casa de Alex, entrevistas emocionantes e até mesmo uma câmera onboard para capturar cada momento de adrenalina na pista de Interlagos dentro do carro. Após 57 anos, Alex teve a oportunidade de pilotar novamente o “Patinho Feio” como carro madrinha na categória clássicos de copetição, agora revitalizado sob a orientação de Paulo Loco, com o apoio da RevaCar, Sr. Vavá e José Davi.

Alex Ribeiro em sua primeira experência com câmera onboard dentro do novo “Patinho Feio”

A matéria especial, com duração de 25 minutos, será transmitida esta semana na TV aberta e no canal Four Entertainment Originals. A reportagem, dirigida por Murilo Drössun, mesmo diretor de “Driven”, conta com roteiro e redação de Gaby de Saboya e cenas de Otavio Sarrico. Este evento marca mais um capítulo emocionante antes do lançamento do filme “Driven”, com lançamento previsto para dezembro de 2026, filme que promete levar às telonas do mundo inteiro toda a história da Camber, do “Patinho Feio” e da jornada de Alex Ribeiro, em uma trilogia de ficção repleta de ação, aventura, romance e velocidade.

Você poderá assistir em breve a matéria na íntegra no canal da Four Entertainment Originals: https://www.youtube.com/@fourentertainmentoriginal